• Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Transportes Metropolitanos e Seade fazem pesquisas de deslocamento nas regiões metropolitanas de São Paulo

Transportes Metropolitanos e Seade fazem pesquisas de deslocamento nas regiões metropolitanas de São Paulo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos assinou contrato com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para início da execução da pesquisa de deslocamento em todas as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo e da Aglomeração Urbana de Franca. O objetivo é obter dados atualizados sobre o deslocamento diário das pessoas, para o planejar e promover a integração dos sistemas de transporte e construir soluções mais sustentáveis e eficientes.

O contrato, no valor de R$ 15,3 milhões, foi assinado em 30 de dezembro de 2025 e prevê coleta domiciliar de dados e uso complementar das informações de telefonia móvel para mapear deslocamentos com maior precisão. Esses dados serão fundamentais para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento estratégico que orienta investimentos e políticas públicas para as próximas décadas.

A primeira etapa da pesquisa será realizada na Região Metropolitana de Jundiaí no primeiro semestre deste ano, composta pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista. O estudo impactará diretamente cerca de 843,5 mil habitantes, com uma amostragem de 6 mil domicílios entrevistados.

Para o segundo semestre de 2026, estão previstas na Região Metropolitana de Sorocaba e na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Posteriormente, a pesquisa será expandida para todas as regiões metropolitanas paulistas, com conclusão prevista até 2028. A Região Metropolitana de São Paulo não será incluída, já que é contemplada pela Pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô de São Paulo.

Sobre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM e o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Fonte do Conteudo: Marta Cavallini – www.agenciasp.sp.gov.br

VEJA MAIS

Dia da Luta Antimanicomial: Arte como forma de cuidado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ex-interno de manicômio transforma sua vida ao transbordar emoções nas telas de pintura – Foto:…

Pazolini percorre cidades do noroeste do ES, conversa com populares e amplia apoios políticos – Política Capixaba

O ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso,…

Terras raras: “Brasil não abre mão de sua soberania”, diz Lula

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (18) que o…