Sessão solene marca retomada dos trabalhos em 2026 e define prioridades para pautas estaduais
Por Denise Miranda
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abre nesta segunda‑feira (2) oficialmente o início oficial dos trabalhos legislativos de 2026. A cerimônia acontecerá às 15 horas no Plenário Dirceu Cardoso, em Vitória, e representa o ponto de partida institucional para as atividades parlamentares do ano. “Todo início de ano legislativo é um momento de alinhar prioridades ”, afirma o deputado Marcelo Santos (União) e presidente da Casa, ao portal ES Brasil.
Além do ritual formal, destaca Marcelo Santos, a solenidade simboliza o compromisso do Parlamento capixaba com a população dos 78 municípios do Estado. “Entramos em 2026 sabendo do tamanho da responsabilidade que a Assembleia tem. O foco é simples: trabalhar pelo que importa, com diálogo, responsabilidade e respeito entre os Poderes e instituições”, ressalta.
A sessão solene atende a uma exigência constitucional prevista no parágrafo 4º do artigo 58 da Constituição do Estado do Espírito Santo, que determina que o início do ano legislativo se dê por meio de um ato formal com a presença de deputados e autoridades convidadas. Tradicionalmente, participam o governador do Estado e representantes do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
A solenidade também é momento para reforçar o papel da Assembleia como espaço de debate, fiscalização e elaboração de políticas públicas que impactam diretamente a vida dos capixabas. Já após o ato de instalação, os deputados começarão a organizar a agenda de trabalho para o ano, com definição de pautas prioritárias, composição de comissões e debates sobre projetos de lei, que vão exigir atuação articulada entre parlamentares e governo.
De acordo com a assessoria da Casa, a retomada dos trabalhos ocorre em meio à expectativa por pautas como o orçamento estadual, políticas sociais e áreas que impactam diretamente a população, a exemplo de educação, saúde e infraestrutura. O início do ano legislativo também reforça o compromisso de ampliar a transparência, fortalecer o diálogo com a sociedade e responder às demandas locais. Para 2026, a Ales pretende intensificar os debates em plenário e nas comissões, além de ampliar a presença institucional nos municípios capixabas.
Fonte do Conteudo: Denise Miranda – esbrasil.com.br