• Home
  • Notícias
  • Cartórios poderão registrar nome e etnia indígena na certidão de nascimento

Cartórios poderão registrar nome e etnia indígena na certidão de nascimento

A população indígena passa a ter o direito de registrar elementos de identidade cultural, como etnia, clã e grupo família, em certidão de nascimento pelo cartório, em São Paulo. É o que informa a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

A mudança permite que o indígena faça o registro sem a necessidade de ação judicial e de representante, como advogado. A medida também permite que a documentação possa ser feita em língua indígena.

O registro tardio, que ocorre quando uma pessoa adulta não possui registro de nascimento, elimina a obrigatoriedade do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), facilitando o acesso à documentação essencial.

O presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-São Paulo), a mudança da norma proporciona à população indígena a mesma facilidades do cidadão comum.

Como fazer

O indígena deverá comparecer ao Cartório de Registro Civil mais próximo e preencher um requerimento com RG ou RANI.

Para incluir etnia, clã ou grupo familiar é necessário apresentar a “Declaração de Pertencimento”, comprovando que o indígena pertence a determinado grupo étnico.

O registro de nascimento tardio deve ser realizado mediante a apresentação dos dados, em requerimento, por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Paquistão entrega aos EUA proposta revisada do Irã para fim da guerra

O mediador Paquistão compartilhou com os Estados Unidos (EUA) uma proposta revisada do Irã para…

Sem terrenos livres, Leblon terá residencial de luxo ‘costurado’ entre duas ruas

Empreendimento ocupará duas ruas tradicionais do bairro — Foto: Divulgação Quando o espaço acaba, o…

Estresse de segunda-feira pode afetar corpo por meses, diz estudo

A sensação de ansiedade no início da semana pode ir muito além do desconforto passageiro.…